Se a facul ~ainda~ não deu certo pra você
- Mirian Torres Sumaúma
- 29 de jan. de 2019
- 3 min de leitura
As inscrições para o Sisu já terminaram e hoje (29/01) começa o prazo para a fila de espera e só daqui uns dias é que o resultado sai para aqueles que forem chamados. Com todo esse alvoroço e correria com as datas a pressão familiar e social são grandes em cima do seu psicológico, e a cabeça começar a processar umas coisinhas um tanto desesperadas para quem está preocupado com o futuro como você. Tudo bem.
É normal a gente querer ter feito diferente ou tentar algo diferente agora. Mas vai com calma. Não fica achando que esse vai ser o fim da linha, porque não é. E outra, existe muitas formas de você manter sua mente turbinada para estudo e outras atividades durante o ano. Você só precisa fazer um filtro pessoal sobre a área que você quer dedicar seus estudos e procurar a melhor forma de ir trabalhando e melhorando o que você já sabe.
Aqui nesse post eu vou te ajudar a dar uma clareada nas ideias caso você não saiba por onde começar a dedicar-se a uma atividade. Aqui vão as dicas:
- Cursos Livres
No seu estado/Cidade ou Bairro deve ter pelo menos uma instituição, ONG ou projeto que ofereça cursos voltados para a população com foco no desenvolvimento local, mas que muitas vezes abrem portas para você migrar para outros locais que também ofereçam cursos e atividades semelhantes. E sabe qual é o legal? Você pode fazer vários (vai depender da carga horária de cada um) e isso ainda vai te fazer pensar melhor sobre a graduação que você vai querer se dedicar e escolher no futuro.
Esses cursos duram em média duas semanas á três meses e são oferecidos tanto em Centros culturais como em ONGS, empresas e projetos de empreendedorismo e desenvolvimento local em diversas áreas.
- Cursos Preparatórios
Seja um cursinho preparatório para o Enem ou concursos públicos em geral, você vai aprender muito sobre as áreas de Linguagens, Humanas, Biológicas e Exatas de forma bem ampla e objetiva para provas, que são o foco desses cursos. Além de poder ganhar uma segurança interna melhor, já que essas provas exigem muito do seu psicológico. Depois de muitos, simulados e experiências com avaliações você percebe uma diferença no seu emocional pra esse tipo de coisa, rs.
Esses cursos geralmente são ofertados em instituições públicas como faculdades e instituições privadas (na sua grande maioria :/ ). A duração média vai de seis meses á um ano e meio. Vai depender do local que for oferecer o curso e em qual tipo de prova irá focar.
- Cursos tecnológicos ou Profissionalizantes
Esse tipo de curso dura entre um á três anos e é recomendável para as pessoas que queiram turbinar seu currículo para entrar logo no mercado de trabalho, ou se apesar quiser fazer um ‘’estudo sanduíche’’.
Sabe como que funciona essa técnica? Deixa eu te dar um exemplo pra você visualizar melhor na mente:
Se o seu curso de graduação dos sonhos é enfermagem e você não conseguiu entrar na faculdade e quer pegar umas bases técnicas da área, o curso técnico ou profissionalizante te ajuda nisso, você chega na graduação com um certo domínio básico na área que você escolheu e ainda terá uma chance de fazer ainda melhor na atividades durante os próximos anos de estudo.
Entendeu como pode ser interessante? E isso vale não só para enfermagem. O ideal é que você explore os locais ao seu redor que ofereçam oportunidades que te acrescentem na sua vida profissional e até emocional. Porque não dá pra estudar com a cabeça pesada de pensamentos que te façam duvidar de si mesmo.
Cursos assim geralmente são pagos e acontecem em faculdades e redes particulares de ensino. Mas existem muitos lugares que aceitam a nota do Enem como forma de desconto nas mensalidades. Já é uma boa pra quem quer investir em estudo e procura formações um pouco mais curtas que a graduação.
Essas foram dicas para você não se desesperar e manter seu estudo ativo na mente. Mas uma coisa boa da vida é que de todas as formas e a todo o momento você aprender. Com um pouco de calma e tempo a gente vai conseguir perceber isso melhor, capturando as lições e aprendizados dessa vida. Só não pira que uma hora vai, mas vai dar certo!

Comments